Revistas Espelhos Edição nº 01 - 2011



 Serviço o 12° Passo em ação

 

O primeiro exemplar da revista Espelhos chega a nós , MADAS , com o tema SERVIÇO - princípio espiritual do 12º passo. Mas , afinal, o que significa a prestação de serviços dentro da programação de uma Irmandade de 12 Passos , 12 Tradições e 12 Conceitos?
Para a mulher que ama demais que chega à irmandade de MADA , quase sempre fragilizada com relacionamentos destrutivos, a prestação de serviços pode parecer algo como uma tarefa doméstica ou , ainda , uma série de atividades administrativas executadas por uma cúpula de companheiras antigas e profundamente integradas ao programa, entre elas: secretariado,coordenação,tesouraria das reuniões.
A prática, porém, nos apresenta outra perspectiva desse fundamental instrumento de recuperação. De fato, a prestação de serviços começa quando a mulher que ama demais entra por uma porta de MADA e decidi abraçar um novo modo de vida mais saudável, por meio dessa programação.
Nesse processo, ao manter a freqüência nas reuniões e o contato com outras companheiras já ingressadas e compartilhar suas experiências com a doença, bem como com a recuperação, a recém-chegada vai desenvolvendo a humildade e a capacidade de doação do Amor Incondicional - meta última da programação de MADA.
Assim, ao longo de todos os passos de recuperação dentro da sala ou na vida cotidiana - nas interações com parceiros ou parceiras,filhos ,amigos e ,até, animais ou objetos de estimação – a MADA pratica um dos atos mais sublimes de nossa existência humana: servir o outro  de espelho ou eco desse outro EU de si mesma.
Por fim, a essa unidade que se forma a partir da experiência de relações saudáveis e amorosas entre todas nós - agora MADAS em recuperação – e o mundo em redor que chamamos Espelhos.

Serviço a prática do 12° Passo e da 7° Tradição

 

         Porque o serviço é o 12° Passo em ação?
O 12° passo não é o último por a caso. Para chegar nele, passamos por onze passos antes. Sendo a conclusão dos passos, a máxima de qualquer Irmandade, que é transmitir a mensagem a quem ainda sofre. E o que o serviço tem a ver com a mensagem? Tudo. Sem uma junta de serviço, coordenadora, secretária e  tesoureira um Grupo não funciona. Já, sem representante de grupo (RG) um Grupo não funciona unificado aos outros grupos formando uma Irmandade. Correndo o risco de perder o foco, o seu propósito primordial: a recuperação da doença do amar demais e a transmissão da mensagem a quem sofre amando demais.
Sem servidoras a sala não abre, a mensagem não vai sendo transmitida, conclusão: o 12° Passo não é feito. Nossa recuperação baseia-se em espelhos e sem um espaço aberto, onde os espelhos possam ser refletidos a recuperação não acontece.
Serviço também é uma forma de 7° Tradição nossa auto-suficiência de garantir uma sala aberta. “A Sétima tradição não se aplica somente ao sustento financeiro. Para que (...) as Madas sejam auto-suficientes, precisam assumir sua parte nos serviços...” (7° Tradição).
Então, faça sua parte, seu 12° Passo e contribua com a sétima. Que comece por você! Já entregou um lenço a companheira que chora? Distribuiu as características? Emprestou seu silêncio a alguém hoje?

A Estrutura  dos Grupos no Rio de Janeiro

A Revista espelhos trouxe essa informação com exclusividade para você!


Comitê de Literatura
Criação e manutenção da literatura de MADA. Atribuições:
- Estudar literatura atual, pesquisar e agregar novas bibliografias à literatura de MADA;
- Gostar de ler e escrever para elaborar material demandando elaborado;

Comitê de Eventos
Mensagem transmitida dentro da Irmandade , com dinâmicas que permitam o crescimento na recuperação das companheiras de MADA. Atribuições:
- Estudar literatura de MADA;
- Gostar de trabalhar com a criatividade, para a elaboração das dinâmicas e organização dos eventos elaborados;
  
Comitê de Informação ao Público
Mensagem transmitida fora da Irmandade à mulher que sofre e não conhece o MADA .     
 Atribuições:
- Não ter problema de abrir o anonimato pessoal;
- Conhecer a Irmandade de MADA de forma ampla, para passar a mensagem de maneira abrangente e segura do programa;

Comitê de Internet
Divulgar a informação atualizada às companheiras e ao público em geral. Sobre os Grupos, eventos, novidades e imprevistos de MADA como um todo.
Atribuições:
- Manter-se informado;
- Ter habilidades com internet;
- Gostar de ler e escrever para elaborar material demandando elaborado.

Comitê de Acessórios
Criação e manutenção dos materiais dos Grupos (fitas, imãs, envelopes etc.)

Atribuições:
- Organização;
- Habilidades manuais;

Comitê do CNPJ
Busca do CNPJ do Grupo MADA , para a maior autonomia do Grupo.
 Atribuições:
- Entender de Contabilidade, leis e áreas a fim;
- Estudar muito sobre a estrutura e tradições.

Coordenadoras
Coordenar as reuniões. Ter habilidade para falar em público e facilidade de leitura;
Secretárias
Organizar as reuniões, comprar materiais para abastecer as salas e dar suporte a coordenadora;
Tesoureiras
Administrar, guardar e cuidar da sétima do Grupo;
Representantes de Grupo (RG)
Fazer a comunicação de informação entre os Grupos e o Intergrupo, consequentemente, contribuindo para a unidade do MADA como um todo;

Obs: Todas as servidoras de MADA devem ter conhecimento dos 12 passos e 12 tradições.
As atribuições e funções dos encargos acima foram citadas de forma muito sucinta.